Antes
de dar sequencia ao nosso último artigo (Os
Números Mágicos), e com propósito de atender pedidos de alguns
colaboradores e parceiros, resolvemos escrever este artigo sobre o uso de
ferramentas compartilhadas com os ERPs, muito comum entre os gestores de
materiais MRO.
Não
é segredo para ninguém que os ERPs (importados ou nacionais), atualmente em uso
nas empresas, são excelentes ferramentas transacionais, porém tem sérias ineficiências
no gerenciamento de informações. Não conhecemos uma única empresa que utilize
unicamente o ERP para gerir o seu negócio ou seus processos administrativos e
operacionais. Todas lançam mão de ferramentas analíticas complementares.
Ocorre, contudo, que pela indisponibilidade no mercado de ferramentas
especialistas adequadas, a grande maioria adota como plataforma de desenvolvimento
o aplicativo MS-Excel. A escolha desse aplicativo dar-se-á geralmente pelo puro
desconhecimento funcional de outras plataformas mais adequadas, a exemplo do
MS-Access.
Na
gestão de materiais MRO lidamos com muitas informações e grande volumes de
transações (movimentações de entrada, saída, transferência, saldos etc.). Grande
parte de nossos indicadores de performance são derivados do
inter-relacionamento dessas informações e transações. É exatamente neste ponto
que existe um grande diferencial entre estas duas plataformas, que favorece
substancialmente o MS-Access.
Conheça
aqui as principais vantagens do MS-Access em relação ao MS-Excel:
Relacionamento entre tabelas
distintas – Diferentes dados em diferentes tabelas podem ser
facilmente relacionados, com total segurança, pois adota recursos de banco de
dados SQL que são utilizados por corporações de grande porte em todo o mundo.
Você pode relacionar uma tabela contendo todas as transações de consumo (não
consolidadas) com outra tabela de saldos mensais de todas as peças para obter
instantaneamente, por exemplo, o indicador consolidado de Giro de Estoque.
Integridade de dados I – À
medida que você introduz os dados na tabela o aplicativo salva todas as
informações, em tempo real, sem necessidade de clicar num botão ou pressionar qualquer
tecla.
Integridade de dados II - Se
você selecionar apenas uma coluna na tabela e indexá-la em qualquer ordem fique
tranquilo, pois toda a tabela acompanhará esta nova formatação.
Integridade de dados III - Não
é possível apagar uma linha ou registro de uma tabela que esteja relacionado
com uma linha ou registro de outra tabela (integridade relacional).
Controle de inputs –
Você pode criar dispositivos à prova de erros (poka-yoke), de modo que o
usuário não insira nenhum dado que possa comprometer os resultados esperados,
de uma forma muita mais robusta e segura que qualquer macro ou sistema de
verificação disponível no MS-Excel.
Interface com o usuário –
Crie menus, formulários de entrada de dados e relatórios com os outputs
desejados, bem amigáveis aos usuários. Você pode criar também procedimentos automáticos
de carga de dados de outros aplicativos, inclusive dos próprios ERPs. Tudo isso
de forma muito fácil através do recurso de Assistente
de Usuário. Com um pequeno esforço adicional (uso de recursos da linguagem Visual Basic Applications – VBA) você
pode construir aplicativos profissionais.
Ambiente multiusuário –
Se o aplicativo for instalado numa área virtual compartilhada, inclusive a web,
este pode ser acessado simultaneamente, inclusive para inclusões e alteração de
dados. O MS-Excel só possibilita simultaneidade em ambiente Somente Leitura.
Capacidade de armazenamento
e manipulação de dados – Como já foi dito no início deste
artigo é característica da área de gestão de materiais MRO a manipulação de um
número muito grande de informações. A depender do porte da empresa o MS-Excel facilmente
pode estourar o limite de linhas numa tabela (65.536 linhas). No MS-Access não
existe esta limitação. Temos experiência manipulando tabelas com mais de 1.000.000
(hum milhão) de linhas sem nenhum comprometimento da performance do aplicativo.
Produtividade – Neste
aspecto a plataforma dá uma lavagem no seu concorrente. Você escreve
procedimentos poderosos apenas uma vez e deixa que a ferramenta faça tudo
sozinha, a toques de botões!
Agora
que você já sabe quais são as principais vantagens do MS-Access em relação ao
MS-Excel pode estar pensando que para conseguir utilizar todas elas vai
demandar muito esforço, pois vai precisa se tornar um especialista. Ledo
engano! Garantimos que em pouco tempo você pode dar um salto quântico na sua
eficiência, fazendo o que deve ser feito para obter o melhor resultado, com um
menor custo possível. Lembre-se de que tudo isso já está disponível no seu
computador, pois geralmente todas as máquinas que tenham o pacote MS-Office
instalado, tem o MS-Access disponível.
Faça
um pequeno investimento no seu aperfeiçoamento e veja o quanto você vai ganhar
com isso. Palavra de quem já comprovou isso na prática!
Quaisquer
dúvidas de como iniciar o uso ou de qual caminho deve percorrer para melhorar o
seu nível de aprendizado, especialmente aplicado à gestão de materiais MRO, por
favor, nos envie uma mensagem, pois teremos o maior prazer em ajudá-lo e
orientá-lo.
Até
a próxima!
2 comentários:
Tudo isso é bem verdade. Na multinacional aonde trabalho, apesar de ter sistemas de grande porte em todos os âmbitos, a utilização do MS-Access (do Recebimento à Expedição)é inevitável, eficiente e eficaz.
Tenho experiência em implantação de ERPs em Access e posso dizer que sem dúvida é um ferramenta poderosa, que possibilita flexibilidade para as empresas de qualquer setor, diferente dos ERPs de grande porte, que são engessados e de custo altíssimo. Com pouco investimento o empreendedor pode implantar uma solução em Access que atenda totalmente suas necessidades.
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